Curso da AMRIGS qualifica profissionais da imprensa para atendimento básico de saúde em casos de emergência

Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), realizou na manhã deste sábado (15/04) uma edição especial do curso Basic Life Support (Suporte Básico de Vida) para jornalistas e comunicadores. A ação foi criada com o propósito de capacitar profissionais da imprensa para lidarem com situações de emergência médica durante coberturas jornalísticas, ocasiões nas quais o cuidado inicial é fundamental, podendo salvar vidas.

“Aproximadamente 80% dos casos de paradas cardíacas acontecem fora do ambiente hospitalar. Então, vejam a importância que tem o conhecimento na prestação do primeiro socorro até a chegada da equipe médica. Cada minuto é muito importante”, salientou o médico que ministrou o curso, Marcelo Rava.

A primeira parte foi teórica, salientando sintomas que ajudam o socorrista leigo a diferenciar casos leves de graves, reforçando ações imediatas que precisam ser seguidas. Após, os participantes tiveram a oportunidade prática de exercerem compressões torácicas e manuseio de modelos de desfibriladores externos automáticos destinados especificamente para treinamentos.

“Saudamos a presença dos jornalistas aqui em nosso curso de Suporte Básico de Vida, reconhecendo a importância de sua capacitação em primeiros socorros para uma atuação profissional responsável e segura em situações de emergência médica. Juntos, podemos contribuir para salvar vidas e promover o atendimento à saúde de qualidade em nossa comunidade”, afirmou o diretor Administrativo da AMRIGS, Dr. Dirceu Francisco de Araújo Rodrigues.

Divulgação