Cultura geek ganha destaque no Shopping Jardins

Se você conhece o jovem Monkey D. Luffy, provavelmente é ou convive com uma das milhões de pessoas que apreciam as histórias em quadrinhos japonesas. “Os itens com o protagonista do mangá One Piece são um dos mais procurados atualmente”, afirma a empresária Sabrina Araújo, co-fundadora da Super Mundo, multimarcas especializada em produtos do universo geek. Assim como Pikachu, Naruto e outros personagens da cultura pop oriental, o jovem com corpo de borracha tem conquistado fãs em todo o planeta e contribuído para o crescimento do chamado ‘mercado geek’, inclusive no Brasil e, mais especificamente, em Sergipe.

Estima-se que o Brasil tem, hoje, o quinto maior público consumidor de mangás e animes do mundo e, por aqui, Naruto e One Piece são os mais populares. Indo além desses fãs de histórias em quadrinhos e animações japonesas, a cultura geek inclui também os amantes de tecnologia, filmes, séries, animes, super-heróis, games e de outros elementos da cultura pop. E este amplo universo não para de crescer.

A expectativa é que até 2025, existam 3,6 bilhões de jogadores no planeta, por exemplo. E o Brasil também tem se destacado no segmento de games. Reunindo mais de 100 milhões de jogadores, o país reúne o quinto maior público gamer do mundo, que movimentou cerca de 2,7 bilhões de dólares em 2022, de acordo com a empresa Newzoo.

Divulgação