Cortador de grama ou roçadeira, qual é a melhor opção?

No momento de realizar a manutenção de áreas externas, é comum surgirem questionamentos sobre qual é o melhor equipamento para o trabalho. Nesse caso, o cortador de grama e a roçadeira são os principais alvos das dúvidas, porém, apesar do que muitas pessoas pensam, são equipamentos com características distintas. O especialista Rodrigo Deneka, Gerente de Produtos da Branco Motores – empresa que é referência nacional no setor de floresta e jardim – explica que tanto os cortadores quanto as roçadeiras têm o objetivo de trazer mais segurança e agilidade aos serviços em gramados e áreas externas, mas devem ser usados com finalidades diferentes.

“Enquanto o cortador é indicado para terrenos planos, de pequeno e médio porte, por conseguir deixar a grama de maneira uniforme, a roçadeira deve ser usada para os acabamentos, como os cantinhos ou áreas difíceis de acessar. Ou seja, eles são complementares e, juntos, são capazes de realizar uma manutenção perfeita em quintais, jardins e campos”, afirma.

Como e quando usar o cortador de grama?
O cortador de grama serve para aparar o gramado e fazer a manutenção regular em quintais e jardins, deixando a área mais uniforme e bela. Também conhecido como ceifadeira, o equipamento é uma espécie de carrinho, em que o operador precisa empurrá-lo para que a lâmina corte a grama, o que o torna muito eficiente em terrenos mais planos, mas nem tanto em locais com muita irregularidade. Também possuem modelos com tração nas rodas, não necessitando esforço para empurrar. Além disso, por trabalhar com lâminas, não é indicado para áreas com mato elevado nem para a realização do acabamento em áreas menos acessíveis, como laterais de paredes e canteiros.

Divulgação