Copra Indústria Alimentícia celebra o Dia Mundial do Coco e se consolida como empresa especializada em beneficiamento do coco seco no Brasil

Sábado, 02 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial do Coco – uma data criada inicialmente na Ásia e região do Pacífico, ainda em 2009, para valorizar todas as diversas possibilidades do fruto na cultura local. Mas desde então, o Brasil vem assumindo relevante protagonismo na cocoicultura e nos mais diversos aproveitamentos dos derivados. O País tornou-se o quarto maior produtor mundial e o mais eficiente em termos de produtividade. O coco, que está presente em nossa cultura desde a colonização (implantado em terras brasileiras pelo capitão-donatário Duarte Coelho), hoje mobiliza os mais diferentes usos. É um dos produtos mais versáteis da natureza, pois pode ser usado na alimentação, na cosmética, na medicina, na indústria e até na geração de energia. O coco é um ingrediente muito apreciado na culinária brasileira, especialmente no Nordeste. E é de lá que vem grande criatividade para seu máximo aproveitamento, além do incentivo a pequenos agricultores, artesãos e manifestações culturais, como das mulheres quebradeiras do coco.

Originário das ilhas do Pacífico, o coqueiro encontrou no Brasil, especialmente na Região Nordeste, um dos melhores climas para crescer e se reproduzir em abundância, gerando um fruto com excelentes qualidades nutricionais e valor mercadológico. O Nordeste, sozinho, é responsável por 82,28% do total da área plantada de coco e 69,25% do valor total do fruto produzido no Brasil, que ocupa o 5º lugar no ranking mundial de produtores de coco. Não à toa, Alagoas foi a região escolhida pela Copra Indústria Alimentícia para montar sua primeira fábrica há 25 anos. O estado possui 5,3 mil produtores e 12,5 mil hectares de coco plantado, fazendo do seu plantio um grande gerador de emprego e renda. Com mais de 500 funcionários, a Copra é uma empresa 100% brasileira e alagoana, especializada no beneficiamento do coco seco – um conjunto de técnicas que extrai o máximo do fruto para gerar produtos com boas características funcionais e comerciais. São mais de 100 produtos veganos que podem ser encontrados em diversos pontos de venda por todo o país. Pioneira na produção de óleo de coco extravirgem, desde 2020 o produto é considerado o mais puro e versátil pela Proteste. A Copra possui vários selos de certificação como o Kosher, de alimentos voltados para a comunidade judaica, que lhe conferem o reconhecimento de fabricante de itens plant based e um grande player desse mercado.

Divulgação