Copa Unificada Special Olympics Detroit 2022: Brasil vai em busca de ouro inédito

Entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, atletas das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) – organização que auxilia o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – representarão o país na Copa Unificada Special Olympics Detroit 2022. A competição de futebol reúne pessoas com e sem deficiência jogando juntas, mostrando o verdadeiro significado de inclusão no esporte, e outros 24 países participantes. A presença do Brasil no torneio foi confirmada graças à parceria com a Colgate-Palmolive.

“Ter uma organização como a Colgate nos apoiando mostra a importância que a empresa dá para a prática esportiva e, sobretudo, para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Além disso, ao acreditar em nosso projeto e no potencial dos nossos atletas, a Colgate tornou possível o sonho de muitos jovens em disputar um torneio internacional, dando ainda mais garra para que disputem a Copa Unificada Special Olympics Detroit 2022” afirmou Thomas Goman, presidente da OEB.

Diferentemente do que aconteceu na primeira Copa Unificada, realizada em 2018, na cidade de Chicago, quando o Brasil foi selecionado para a disputa do feminino, em Detroit, o país estará na disputa do masculino.. A seleção brasileira fez um excelente torneio, tendo destaque em todos os jogos e terminou em segundo lugar. Apesar de quase sair com o troféu de campeã, a delegação recebeu o prêmio de reconhecimento por ser a “Equipe com Maior União e Espírito Unificado”. Além da delegação das Olimpíadas Especiais Brasil em Detroit, serão mais de 300 atletas com e sem deficiência intelectual e, para auxiliar na organização do evento, a cidade contará com o apoio de 1.000 voluntários e cerca de 10.000 espectadores são esperados pela organização.

Para a alta adesão do público, a escolha do local foi determinante, porque, nos últimos anos, na cidade de Detroit, houve uma mudança de diretriz em suas escolas públicas e, hoje, é o município com mais escolas com projetos de inclusão da Special Olympics premiadas nos Estados Unidos da América. O apoio ao esporte unificado é dado também pelo time de futebol da cidade, o Detroit City FC, tanto que as semifinais e finais da Copa Unificada acontecerão no estádio do clube.

Divulgação