Copa do Mundo: Conheça a gastronomia de 5 países que disputam o mundial durante a Campinas Restaurant Week

Com a Copa do Mundo de futebol chegando e a 16ª edição da Campinas Restaurant Week entrando na reta final, selecionamos cinco restaurantes temáticos para você conferir a culinária de cada país e já entrar no clima dos jogos. Lembrando que o festival gastronômico acontece até domingo, 13/11, em 30 estabelecimentos de Campinas, Valinhos e Jundiaí, com menu completo a preços fixos. E com um tema que reúne tradição e inovação no mesmo prato: Releituras – Do Clássico à Originalidade Brasileira, a edição homenageia a adaptabilidade, o poder de reinvenção, a criatividade e a originalidade dos chefs.

Culinária Árabe

Se você, assim como a maioria dos brasileiros, não vai até o Catar para acompanhar os jogos, que tal conhecer um pouco da culinária árabe? O Saj traz um espeto de frango com tomate e cebola com batata à moda libanesa: (simplesmente amassadas, coberta de cebolas douradas em azeite e zaatar) e Tabule (à base de salsinha, clássica receita libanesa). Sem deixar de lado, é claro, o kibe cru, a coalhada seca (ou labane, em árabe) e o charuto folha de uva – tradição e sabor em folhas frescas, recheado com arroz e carne moída temperada.

Gastronomia Brasileira

Único país pentacampeão, o Brasil, que também é o único que nunca ficou fora de uma Copa do Mundo, não pode faltar nesta seleção. Para essa edição da Campinas Restaurant Week, o Banana Café traz umcupim laqueado ao molho de vinho, purê de cenoura, bacon crocante, cogumelos e cebolas tostadas; e uma moqueca de Pirarucu defumado sobre arroz de coco, molho de moqueca com camarão e legumes tostados.

Culinária Argentina

Nossos hermanos também se destacam quando os assuntos são futebol e gastronomia. O Pobre Juan traz para o festival um peixe com gnocchi de mandioquinha ao molho limone e o seu famoso steak com risoto de couve flor e molho provençal.

Gastronomia Francesa

Os brasileiros não gostam de lembrar, mas a França derrotou o Brasil em duas Copas recentes – 1998 e 2006. E no campo da culinária, o país de Zidane também dá show de bola.  O L’Entrecôte traz para a Campinas Restaurant Week o seu tradicional bife grelhado e fatiado, coberto com molho secreto e acompanhado de batata frita.

Culinária Japonesa

Apesar de nunca ter levado a taça para casa, a seleção japonesa sempre marca presença no mundial com muita alegria e carisma; e sua gastronomia já tem cadeira cativa no coração dos brasileiros. O Oke Robata & Sushi traz para essa edição da Campinas Restaurant Week um combinado de salmão, atum e camarão. Já o Manihi apresenta um combinado original de sushi vegetariano, que inclui jou de amêndoas, niguiri de abóbora, sushi de berinjela, uramaki califórnia, tamare de arroz com abacate, sushi com folha de harumaki, hot holls, jou de nori com wakame e jou de pepino com shimeji.

A experiência week é composta de entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos a partir de R$49,90.

Divulgação