O Natal Luz de Ouro Preto, que promete movimentar a cidade histórica mineira de 12 de novembro a 8 de janeiro, com vasta programação turística e cultural, terá o lançamento nacional nesta terça-feira, 8 de novembro, com cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir das 10 horas. Participam da solenidade o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, além do empresário Eduardo Costa, presidente do Grupo Oliveira Costa, idealizador do evento natalino de Ouro Preto. A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas. A inspiração para a criação da atração em Ouro Preto veio do Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, que neste ano chega à 37ª edição como um dos maiores festivais natalinos do mundo, cuja programação inclui shows, desfiles e apresentações artísticas que remetem à data.
A grande diferença do festival natalino de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação será de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil. O Natal Luz de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história o belíssimo cenário. Com a iniciativa, Ouro Preto pretende atrair turistas ao longo de todo o ano. De fevereiro a julho, o município mantém vasto calendário festivo, cultural e religioso, como o Carnaval, a Semana Santa, além do Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que acontecem em julho, atraindo milhares de visitantes.
Em julho e agosto, o fluxo aumenta, sobretudo com a chegada de estrangeiros em razão do período de férias na Europa. A partir de setembro há um vazio de eventos. “O Natal Luz será mais um motivo para as pessoas virem à cidade, movimentando o verão”, diz o coordenador de produção do evento, Gilson Fernandes Martins.
Divulgação