Consumidor brasileiro é o mais atento à validade de produtos na América Latina

O consumidor brasileiro é o mais atento à validade das embalagens de produtos nas gôndolas. A conclusão é da pesquisa “Proteção alimentar – Percepção do consumidor latino-americano”, realizada pela Kerry. Os latino-americanos têm uma percepção negativa de aditivos de preservação e, embora prefiram conservantes naturais, não se sentem totalmente seguros ao consumi-los a longo prazo.

“Um cruzamento interessante também é a questão geracional entre latinos, porque a geração Z é a mais flexível para receber conservantes artificiais, enquanto as gerações mais velhas se preocupam mais com a presença do sódio”, conta Carolina Orozco, coordenadora de Consumer Insights LATAM na Kerry. O Brasil é o país que mais está disposto a retirar conservantes dos produtos, mesmo que isso signifique ao alimento ou bebida ter uma vida útil mais curta. Para 86% do público brasileiro, o consumo de conservantes tem efeito negativo a longo prazo. A afirmação é mais enfática quando vinda dos millenials.

“A indústria já conta com soluções naturais que aumentam a durabilidade dos produtos, mantendo-os saborosos, nutritivos e seguros por mais tempo. Isso é uma demanda e um desejo do consumidor, como aponta a pesquisa”, afirma Carolina Orozco.

Divulgação