Conheça o paraíso chamado ilha de Rarrá e sua verdadeira história como oásis no meio sertão.

Rarrá é um nome que vem de uma combinação carinhosa do apelido do primeiro nome de Israel Souza (1948-2018), antigo proprietário, vaqueiro e aboiador que, em épocas antigas, trazia o gado para se refrescar nas águas para enfrentar a estiagem que enfrentava antes da inundação da cidade velha de Petrolândia-PE, devido a construção da hidroeletrica Luiz Gonzaga. Rarrá, era muito ágil quando criança, rápido ao fazer suas atividades e bastante esperto por isso o apelido (“há-há”) que vem de Israel seu nome junto a sua “agilidade em ser rápido” reforçou o nome de Rarrá. Israel também tinha um perfil empreendedor e era conhecido em toda a região, e com seu bom humor, logo se tornou um “guardião” do local pois amava cuidar de animais e cuidar da natureza. A ilha recebeu o seu nome e atualmente é administrada pela sua família que cuida do restaurante e embarcações. A Ilha tornou-se um verdadeiro paraíso no meio da represa de Itaparica, possuindo dunas de areias, que revelam paisagens encantadoras que podem ser exploradas para diversos eventos, ensaios fotográficos, encontros de esportes da área aquática entre outros

Os visitantes que almejam conhecer saem da cidade de Petrolândia-PE até chegar lá. Apesar de ser uma das atrações turísticas de Petrolândia, a Ilha de Rarrá fica situada no município baiano de Nova Glória, próximo de Paulo Afonso (BA). As embarcações normalmente chegam de manhã e deixam os turistas para passar o dia. O lugar oferece alimentação no único restaurante, e segurança para os banhistas numa área delimitada com choupanas que oferecem sombra. Para quem está indo, de manhã, vale aproveitar para conferir as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que ficam no caminho. O retorno acontece no final da tarde, quando o último catamarã inicia a viagem de volta. E o pôr-do-sol é contemplado durante a viagem que dura cerca de quarenta minutos. É uma verdadeira opção para quem busca relaxar e passar um dia diferente uma ilha paradisíaca que une história, turismo e descanso e diversão. A combinação da cerveja gelada com o sol, o calor e as águas frias da represa neste ponto é extremamente perfeita. Algumas redes foram fixadas nas águas rasas que constituem um atrativo adicional para a permanência e se estender por mais tempo apreciando a vista e as incríveis paisagens oferecidas pelo lugar. Para quem quiser pernoitar no local, o restaurante oferece infraestrutura de camping que, no entanto, deve ser agendada com antecedência.

Quer conhecer a Ilha de Rarrá e experimentar um pouco da exuberância da natureza local, entre água, terra, areia e a vegetação nativa? Vale a pena conhecer esse paraíso do seu jeito !

Divulgação