Conheça o método que incentiva a independência das crianças por meio da educação

As crianças têm uma capacidade natural de aprender e quando oferecemos os meios adequados para o desenvolvimento e evolução delas, levando em conta o seu estado emocional e psicológico, ela alcança o equilíbrio interior, tornando-se mais concentrada, generosa, feliz, com iniciativa e independência. É de suma importância que o ambiente fale com ela, para que se sintam livres, facilitando, assim, a descoberta de novos saberes. E, por trás delas, nesse processo educativo, é fundamental ter um adulto que saiba interagir de forma assertiva, oferecendo os meios necessários para que ela se sinta satisfeita e a vontade para aprender de maneira autônoma. A ideia é que a criança compreenda todo o mundo ao seu redor, ao explorar, pesquisar e investigar. Por isso, deve ter liberdade para aprender, independentemente de quantas vezes ela precise repetir o exercício ou tarefa. O método Montessori, por exemplo, promove o ambiente e os materiais adequados para o desenvolvimento natural da criança, dando a ela a chance de perceber seus próprios erros. Assim, poderá se desenvolver por meio dos seus próprios esforços e no seu ritmo.

Vale destacar que a metodologia Montessori tem como princípios básicos: o desenvolvimento da independência e da autoconfiança; o estímulo à criatividade; o desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas; auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos; promove a boa autoestima; aumenta a sensibilidade; desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento, promovendo a paz e autonomia consciente. Segundo a pedagoga Carminha Cavallini – que é diretora da Casa Montessori DF e da La Casa Dei Bambini e especialista no assunto – a alfabetização em Montessori acontece de acordo com o interesse da criança.

“No caso, são valorizados os períodos sensíveis, de 0 a 6 anos de idade. Ou seja, momentos em que a criança está especialmente receptiva a determinados aprendizados. Neste período, ela é impulsionada por uma força interior que naturalmente a leva a se interessar, compreender e desfrutar o que aprende, fazendo com que ela desenvolva a escrita e a leitura entre os 3 e 6 anos. E para facilitar a aquisição destas habilidades, são utilizados diversos jogos, recursos e atividades que acontecem em um longo processo que respeita o ritmo da criança”, enfatiza.

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