COMUNIDADE – A nova onda do momento?

Encontramos esse termo frequentemente nos canais no Youtube, mas esse movimento vem ganhando destaque em todo o ambiente digital. Essas “ações em massa” dos usuários, esse senso de pertencimento tem fortalecido as grandes marcas onde elas conseguem atingir o seu público alvo e tirar dali os melhores feedbacks, grandes vendas e muitos pontos de melhoria.

COMO CRIAR UMA COMUNIDADE PARA O SEU NEGÓCIO:

  • Algumas empresas ainda se sentem deslocadas quando o assunto é persona e público alvo e não conseguem extrair o melhor dessas informações para melhorar seu produto e/ou serviço. DEFINA-OS. Entender quem são seus consumidores é o primeiro passo.
  • A comunidade precisa ter um objetivo muito bem definido, se é um ambiente para pesquisa sobre o seu produto, se você quer se posicionar melhor com sua marca ou se quer vender mais.
  • Posicionamento da marca! Quais são os valores, a missão. O propósito dessa comunidade, quais as bandeiras serão levantadas? Os benefícios de fazer parte e qual a personalidade (tom de voz, maneira que vai se apresentar) ?
  • Conteúdo de valor, relevante e de qualidade! Todo mundo que faz parte de um grupo seleto quer se sentir especial e busca inovação. Criar uma linha editorial própria é a melhor opção para manter todos engajados, fiéis e interessados.
  • Interação (um dos pontos mais importantes na minha opinião)! A comunidade, seja ela on ou off line tem o intuito de interagir e conhecer melhor o seu consumidor. Aproveite esse momento para ouvi-lo e entender melhor como sua marca é vista e aceita pelas pessoas que consomem.