Como varejista de 50 anos promove transformação digital

O Grupo Ramiro Campelo tem 50 anos de história e forte presença no interior baiano. A marca Lojas Guaibim, especializada em varejo eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, tem mais de 50 lojas espalhadas pela Bahia, e a Casa+Fácil é a maior rede do segmento de material de construção do Estado. Ainda assim, como grandes varejistas de todo o Brasil, a empresa se viu diante de vários desafios ao implementar a tão falada transformação digital durante a pandemia de covid-19.

“Vivemos um momento de grande transformação e é um grande desafio para as empresas de médio porte entender esse momento. Todo o processo de mudança de cultura foi acelerado e a gente sente mais dificuldade porque está mais distante das empresas que estão tocando isso aqui no Sudeste. No interior da Bahia, questões tecnológicas e alguns movimentos chegam de forma um pouco mais lenta. Temos de trabalhar a cabeça do nosso colaborador e da nossa liderança e para isso é preciso um processo de aculturamento”, afirma Ramiro Queiroz Júnior, sócio-diretor do Grupo Ramiro Campelo.

Ramiro Queiroz Júnior diz que, por se situar no interior da Bahia, o grupo varejista é especialmente sensível à questão da renda. Assim, após o impacto inicial do fechamento das lojas, as vendas subiram quando o governo começou a distribuir o auxílio emergencial. “A Bahia é líder nacional do Bolsa Família. Tem mais gente recebendo Bolsa Família do que com carteira assinada.”

Divulgação