Como manter a pele saudável por meio da alimentação

Geralmente, profissionais indicam evitar o consumo excessivo de açúcar, pois ele tem a capacidade de reagir às proteínas da pele. Como consequência, ela se torna flácida e engelhada. Ou seja, a alimentação está diretamente ligada à saúde da pele. Quando feita de forma balanceada, pode trazer diversos benefícios, como o retardo do envelhecimento.

Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, chama a atenção para as pessoas que sofrem com a oleosidade. “Elas devem ter um cuidado redobrado com a alimentação. O consumo de leite, derivados e alimentos ricos em ômega 6 prejudica a pele e produz mais óleo, pois haverá um estímulo na glândula sebácea. Para prevenir, o consumo de cenoura é uma ótima opção, pois possui vitamina A, que atua no controle da produção desse sebo”, afirma.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao chocolate, mas a nutricionista explica que não há problemas. “O alimento precisa ter alta concentração de cacau, acima de 60%, sendo eles o meio amargo ou amargo. Devido aos antioxidantes, ácidos graxos e flavonoides, a pele é beneficiada. Outro tipo de chocolate não fornecerá vantagens”, explica.

Divulgação