Com aposta no mercado pet, VETBR amplia distribuição e projeta rede com 18 mil clientes em 2021

A disparada de adoção de animais de estimação nos últimos anos impulsionou as vendas da área de medicamentos e alimentos para pet da VETBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal de grande e pequeno portes do País. No final de 2021, a VETBR estima alcançar uma rede de 18 mil clientes entre petshops, clínicas e lojas em todo o Brasil, respondendo por metade do faturamento de R$ 400 milhões projetados para o consolidado do ano. A expansão é significativa comparada à rede de 15 mil clientes alcançados em 2020 e quase o dobro em relação ao total de 10 mil registrados em 2019.

A expansão da rede de clientes resultou em avanço exponencial do faturamento da VETBR desde que a empresa ingressou no mercado pet, em 2017. Somente nos últimos dois anos, a distribuidora mais que dobrou o faturamento da divisão pet, de R$ 70 milhões em 2019 para mais de R$ 150 milhões nos primeiros oito meses de 2021. No encerramento deste ano, a divisão responderá por R$ 200 milhões do faturamento total da companhia. A outra metade das receitas vem do segmento de animais de grande porte, como bovinos e equinos.

O crescimento da divisão de pet da VETBR foi puxado, principalmente, pela série de aquisições lideradas pela empresa há quatro anos. “Desde o início, nossa estratégia foi diversificar os negócios para expandir a operação, crescendo organicamente na pecuária e com fusões e aquisições no segmento pet”, avalia o executivo Antônio Machado Fontes, CEO da companhia. Desde 2017, a VETBR é uma empresa investida pelo Aqua Capital, maior gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio da América Latina. O Aqua Capital entrou no mercado de saúde animal naquele ano, quando adquiriu o controle da Casa da Vaca, reconhecida como uma das maiores empresas de saúde animal do País, então com forte atuação na pecuária.

A aposta na diversificação da VETBR e o investimento no segmento pet, setor que cresce dois dígitos ao ano, começou ainda em 2017, quando a empresa fez três movimentos: fechou parceria de distribuição com a Farmina, empresa de alimentos pet, adquiriu a Alfa Distribuidora, de Minas Gerais, e, em seguida, comprou a Inove, do Espírito Santo.

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