Com agronegócio em alta, empreender nesse setor tem sido uma boa oportunidade para ter o negócio próprio

Com a necessidade de oferta de soluções no agronegócio, é natural que esse mercado começasse a chamar a atenção de empreendedores interessados em investir em produtos e soluções voltados ao campo. Porém, muitas dessas soluções podem ser operadas diretamente de casa, sem a necessidade de se deslocar até o campo. Muitos desses empreendimentos não exigem dedicação integral e permitem o trabalho remoto, ou seja, é possível conciliar a gestão do negócio próprio com os afazeres de outro trabalho ou outro negócio, se tornando uma alternativa para complementar a renda. É o caso das microfranquias – redes com investimento inicial até R$ 105 mil – por serem negócios mais baratos, geralmente não dependem de gastos com instalação, e chamam a atenção de empreendedores por esse formato.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse formato mais enxuto vem tendo crescimento acelerado nos últimos anos. Em 2020 sua participação foi de 28,9%, enquanto que em 2022 subiu para 36,9%. De 2021 a 2022, a variação do número de microfranquias atingiu 39,8%.

“As microfranquias com baixa estrutura tem conquistado espaço, principalmente, entre os empreendedores de primeira viagem. O suporte e experiência das franqueadoras auxiliam esses franqueados e contribuem para o alcance dos resultados, até mesmo aqueles que não possuem experiência no negócio”, analisa Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising, especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes.

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