Cocriação com o consumidor: estratégia de e-commerces e empresas de cosméticos aponta os rumos do setor

Entender o consumidor é um dos principais desafios e objetivos de qualquer marca, ainda mais para aquelas que tem como proposta uma jornada baseada na personalização. Para desenvolver produtos e serviços que sejam não apenas atrativos, mas que atendam às necessidades do público-alvo, é preciso ter um conhecimento muito profundo dos desejos e demandas da faixa de público que se quer atingir. Uma das estratégias mais interessantes para isso é o processo de cocriação, em que empresa e consumidor atuam em conjunto para chegar ao resultado esperado. “Cocriação” significa, literalmente, criar em conjunto. Essa é uma prática que está começando a ser adotada por empresas de diversos segmentos e, entre eles, o de cosméticos. Exemplo disso é a JustForYou, primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelos da América Latina.

Utilizando sistemas de inteligência artificial, a empresa cria produtos de alta performance e que são adaptados às rotinas, características e desejos de cada consumidor. Rodrigo Stoqui, CCO e fundador da JustForYou explica: “Para conceber uma fórmula personalizada e única, é só acessar o nosso site e completar o quiz, que é feito todo online. Temos uma linha completa de cuidados para o cabelo que pode ser personalizada de acordo com a necessidade de cada um, seja hidratação, finalização, tratamento ou um combo com todas as etapas da rotina capilar”.

Além de contribuir com o processo interno da empresa de mapeamento do comportamento do consumidor e desenvolvimento de produtos, a cocriação é importante também para reforçar a relação que o público tem com uma determinada marca. “Mais do que ser apenas um comprador, o consumidor faz parte da nossa história. Os produtos que criamos são feitos para eles, pensando neles”, destaca Rodrigo.

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