Casal francês Brigitte e Philippe Subra, da CarinaE.

A região de Mendoza, na Argentina, é uma das produtoras de vinho mais famosas no mundo, em especial pelos vinhos Malbecs renomados produzidos lá. Porém, Mendoza é subdividida em cinco sub-regiões que contêm uma série de vinícolas com vinhos singulares e processos particulares que enriquecem e justificam todo o reconhecimento dado à região.

Entre essas sub-regiões, a principal é conhecida como Primeira Zona, que é dividida em dois territórios: Lujan de Cuyo e Maipú. Em cada um desses lugares, os vinhedos assumem características ímpares e a possibilidade da produção de vinhos exclusivos. Uma dessas vinícolas situadas em Maipú é a CarinaE Viñedos Y Bodega. Criada pelo casal francês Brigitte e Philippe Subra, o nome CarinaE faz referência a uma constelação observável no hemisfério sul, e como astronomia também é uma das paixões de Philippe Subra, e Mendoza é conhecida como um local de observação do céu, o nome da vinícola não poderia ser mais propício.

O casal francês chegou em 1998 à Argentina. Philippe, então diretor de uma multinacional francesa com operações na Argentina, resolveu abandonar a empresa e se dedicar à produção de vinhos. Em 2003, deram início à vinícola com o objetivo de produzir vinhos com características singulares e de qualidade. Para isso, contrataram a assessoria do time de Michel Rolland, enólogo francês e uma das figuras mais icônicas no mundo dos vinhos.

“Os vinhos da CarinaE têm algumas características marcantes, como o fato de serem muito secos em boca. É possível notar a estrutura e, como são encorpados, isso dá uma distinção a esses vinhos, que são facilmente identificados como oriundos da CarinaE”, explica Jonas Martins, sommelier e gerente Comercial da MMV, importadora de vinhos que tem como um dos diferenciais a aposta em vinhos de pequenos produtores e qualidade excelente e que traz para o Brasil cinco novos rótulos da vinícola argentina.

Jonas explica que os vinhos de Maipú são geralmente encorpados e com final longo e adocicado, resultado do clima seco e terroir. Porém, os vinhos CarinaE têm um final bem seco e marcante, reflexo dos cuidados e detalhes de sua produção.

Divulgação