Associação Objeto Brasil realiza evento virtual DESIGN I ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA

Em 15 de dezembro, a Associação Objeto Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão o projeto DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA. A iniciativa tem por objetivo evidenciar a importância do Design, como pilar e instrumento essencial nos diversos setores da Economia Criativa. De forma bastante sintética, pode-se dizer que Economia Criativa trata da força econômica do intangível, ou em outras palavras, a forma como alguma coisa tão etérea como uma ideia pode se transformar em capital intelectual, gerando riqueza, negócios e transformando o mundo. Em termos globais, segundo a UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, a Economia Criativa é responsável por 10% do PIB. Em termos nacionais, segundo estimativas da FIRJAN de 2017, a Economia Criativa representou 2,6% do PIB, o que equivaleria a um montante de R$ 171,5 bilhões de reais e um contingente superior a 830 mil trabalhadores no mercado formal.

Diante da representatividade do novo conceito, o projeto DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA se propõe a realizar ações e compartilhar conteúdo de sensibilização, inspirados na Classificação dos Setores da Indústria Criativa, modelo elaborado pela UNCTAD–UNESCO. A classificação está dividida em 4 grandes eixos, a saber: Artes, Mídia, Patrimônio e Criações Culturais e Funcionais.

A programação incluirá várias ativações que incluem lives, encontros virtuais com renomados profissionais e empresários do universo do Design e de diversas modalidades da Economia Criativa, como também a Exposição Digital – DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA. Para complementar o caráter informativo, serão disponibilizados digitalmente os livros “O Negócio do Design”, “Um olhar sobre o design brasileiro” e “Um novo olhar sobre o design brasileiro”, assinados por Joice Joppert Leal, curadora à frente da Associação Objeto Brasil.

Divulgação