ArtRio 2022 terá Pavilhão MAR, com projeto do arquiteto Pedro Évora

A 12ª edição da ArtRio, que acontece de 14 a 18 de setembro, traz uma novidade para os visitantes. O Pavilhão MAR, com projeto criado por Pedro Évora, vai ocupar a área da Esplanada da Marina da Glória. Com cerca de 3.000 metros quadrados, o espaço tem esse nome em alusão à vista cartão postal para a Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar ao fundo, que vai envolver a arquitetura como se tudo fosse um único cenário.

“Para conceber o projeto me inspirei nas linhas do entorno da Marina da Glória, do mar, das montanhas e do vento. Uma das minhas preocupações era fazer um projeto que se harmonizasse com um dos lugares mais lindos do mundo. O ponto de partida foi a ideia de construir uma praça onde as galerias se concentrassem, pois elas ocupam a maior parte do espaço, como se fosse uma grande aldeia no meio do pavilhão. Depois estendemos a construção em direção do Pão de Açúcar. Na parte de cima teremos também espaço para eventos e bares”, indica Pedro.

O Pavilhão MAR vai abrigar os programas VISTA, para galerias com menos de 10 anos de atuação; SOLO, espaço com curadoria de Ademar Britto onde galerias terão trabalhos de um único artista; EXPANSÃO, que abrange instituições e projetos com ações de responsabilidade social que utilizam a arte como plataforma; as Editoras; e o MIRA, programa de videoarte com curadoria de Victor Gorgulho. A área central da Marina da Glória será o Pavilhão Terra, onde estarão as galerias do programa PANORAMA, casas já estabelecidas no mercado de arte.

Divulgação