Aplicativo para transporte exclusivo de mulheres e crianças retoma operação em Brasília e procura motoristas

Criado em 2017, o aplicativo de transportes só para mulheres, Lady Driver pretende criar oportunidades de trabalho nas próximas semanas

Novidade chegando para as brasilienses. Hoje (10/10), o aplicativo de transportes exclusivamente para mulheres retoma sua operação na capital federal. Com convocação de motoristas interessadas, o sistema oferece oportunidades para o público feminino na inserção no mercado de trabalho e poderão assumir um papel de protagonismo na família, seja como provedoras ou como forma de complementar a renda do lar, além de movimentar a economia local. O objetivo é trazer mais segurança ao público feminino na hora de se locomover em Brasília. Criado em 2017, o aplicativo já está presente em sete capitais, atuando em 170 cidades e retoma sua operação em Brasília pelo cadastramento das motoristas. A plataforma já tem mais de 12 mil usuárias cadastradas e funciona no modo on demand- atender a usuária na hora que for solicitar e utilizar o serviço e também na forma de agendamento. Vale destacar que o serviço só está disponível para motoristas mulheres e somente mulheres podem fazer chamados de corridas. Homens podem ser transportados desde que estejam acompanhados de uma mulher. As motoristas podem optar por não transportar passageiros do sexo masculino em nenhuma hipótese, mesmo que estejam na companhia de mulheres. Ao solicitar a corrida a passageira pode enviar mensagens no próprio aplicativo para saber se aceita ou não levar junto o passageiro homem. Em 2022, com outros licenciados, o APP já havia anunciado a entrada na capital federal, porém, a operação não se concretizou pelo fato de não ter atingido as metas estabelecidas pelo Lady Driver para seu funcionamento na cidade, que exige um número mínimo de motoristas cadastradas e de dowloads do aplicativo pelas passageiras para iniciar sua operação. A frente da operação em Brasília, Jonas Rabelo e Eliane Ishida explicam sobre a plataforma: “Para iniciar o sinal do APP em Brasília são necessários o mínimo de 384 motoristas cadastradas e aprovadas. Hoje, já temos quase 2 mil cadastros de motoristas, sendo 478 aprovadas e 1453 em análise e mais de 20 mil downloads. Nossa meta é atingir 2 mil aprovadas até o final do ano e ter mais 1500 em fase de pré-cadastro. Isso significa que estamos perto de bater a meta”. O novo aplicativo irá trazer mais segurança para o público feminino, crianças e idosos. Vale ressaltar que dentro do Lady Driver há ainda duas opções diferenciadas para crianças, adolescentes e idosos: Lady Kiddos e Lady Care.

  • Lady Kiddos – depois da mãe já ter chamado no mínimo uma corrida pelo Lady Driver, ela pode cadastrar filhos, meninas e meninos, de 8 a 16 anos, para serem transportadas sem ela estar junto. Para isso, a mãe assina um termo de compromisso. O serviço pode ser apenas de uma corrida ou ter agendamento prévio para transporte diário dos filhos para escola e demais atividades. Neste caso, a mãe paga somente pelos dias que utiliza o serviço e não pelo mês todo, como é comum em transportes escolares, por exemplo.
  • Lady Care – alternativa de transporte para pessoas idosas e ou com deficiência. A mulher titular da conta agenda viagens para passageiros idosos de ambos os sexos.

Divulgação