Anfacer e ApexBrasil finalizam mais um convênio de sucesso

Desde 2001 a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desenvolve o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica: Ceramics of Brazil. O objetivo da iniciativa é promover e incentivar as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de ações de promoção, participação e feiras e eventos internacionais, inteligência comercial e estudos de mercado, entre outras ações.

Ao longo destes mais de 20 anos de parceria o setor de revestimentos cerâmicos alcançou excelentes resultados. O Brasil é hoje o 7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 países. Somente no primeiro semestre de 2022 as exportações somaram 63,19 milhões de metros quadrados, com divisas de US$ 281,16 milhões. O volume ficou praticamente estabilizado em relação aos 63,89 milhões de metros quadrados verificados em igual período de 2021, mas a receita cresceu 25,12% ante os US$ 224,7 milhões do ano passado. No acumulado de 2021, as exportações somaram 130,3 milhões de metros quadrados, uma alta de 38,5% em relação a 2020, e receita de US$ 448,14 milhões, com avanço de 48,1%.

Além de importante player no mercado mundial de cerâmica, a produção nacional destaca-se no mercado interno. O Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior consumidor do mundo.

Divulgação