AMRIGS participa de encontro que discute medidas de fortalecimento das Câmaras Técnicas de especialidades médicas

Dirigentes de entidades médicas, presidentes e representantes de sociedades médicas de especialidade participaram de um encontro no sábado para debater o papel das Câmaras Técnicas e a indicação de seus componentes pelas Sociedades de Especialidades. A abertura foi feita pelo presidente do CREMERS, Carlos Sparta e pelo conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização do CREMERS, Geraldo Jotz. A AMRIGS integrou a mesa de autoridades com a participação do presidente, Gérson Junqueira Jr. e do vice-presidente, Paulo Morassutti. O encontro foi realizado na manhã de sábado (09/04) no auditório do CREMERS, em Porto Alegre (RS), das 9h às 11h com a importante participação de representantes de 17 sociedades médicas.

As Câmaras Técnicas foram instituídas no âmbito da estrutura organizacional do CREMERS, através da Resolução CREMERS nº 04/2000, atendendo a necessidade de posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional médica. A coordenadora geral das Câmaras Técnicas, Isabel Habeyeche Cardoso, apresentou a estrutura de trabalho e inovações que estão sendo colocadas em prática.

Os grupos são compostos por três a cinco membros indicados pela diretoria. Emitem posicionamentos técnicos especializados sobre assuntos específicos com a elaboração de pareceres no âmbito da especialidade. Os pareceres têm caráter opinativo sobre situações hipotéticas, ou seja, não há menção ou identificação das possíveis partes envolvidas.

“A Câmara Técnica não julga. Esse será um papel da corregedoria. Nunca nomina ou personifica. Por isso não podem instaurar sindicâncias”, explicou.

Divulgação