Alimentação equilibrada pode ter impacto positivo na fertilidade de mulheres e homens

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a relação entre a fertilidade e a alimentação. O que ingerimos, pode ter um grande impacto na capacidade reprodutiva tanto das mulhers, como dos homens. Se um casal está tentando engravidar, ou planeja ter filhos no futuro, é importante entender que a dieta pode ser um fator determinante para a realização deste sonho. Especialmente se observarmos os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estimam que a infertilidade já atinja entre 8 e 12% dos casais em idade fértil, o que representa de 50 a 80 milhões de pessoas. Há diversos fatores que podem adiar uma gravidez. Problemas de saúde, alterações hormonais, alcoolismo, estresse, tabagismo, peso, idade e, inclusive a alimentação inadequada.

“O que você come se relaciona diretamente com a sua fertilidade. Estudos apontam que existem nutrientes e alimentos capazes de potencializar a fecundidade. Mesmo não existindo uma dieta milagrosa, esse cuidado com a alimentação deveria ser mais levado a sério”, explica a Dra Isa Rocha, médica do IVI Salvador.

Por isso, escolher bem o que colocar no prato, pode contribuir para aumentar a fertilidade. Para ajudar quem quer engravidar, pesquisadores da Harvard Medical School criaram a “dieta da fertilidade”. Ela consiste em uma reeducação alimentar e exercícios com foco em aumentar as chances de concepção. O objetivo é promover um estilo de vida mais saudável. Afinal, bons hábitos devem ser aliados à jornada dos casais que buscam realizar o sonho de ter um filho. Uma alimentação saudável pode influenciar diretamente no bom funcionamento do organismo. Alguns ingredientes específicos ajudam o sistema reprodutivo. Nesse sentido, o zinco, ômega 3, vitaminas B12 e E, ácido fólico, licopeno e ferro ajudam a preparar o corpo, pois melhoram a produção de hormônios, glóbulos vermelhos, possuem ação antioxidante e ainda equilibram as funções dos óvulos. A ingestão deles contribui, ainda, para a diminuição da fadiga, controle do sono e melhora do humor.

Divulgação