A importância de planejar a maternidade para evitar problemas emocionais e financeiros

Um levantamento do INVENT (Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing) aponta que, sem contar com os custos da gestação, criar um filho até os 23 anos pode custar entre R$ 2 milhões (para classes altas) e R$ 407 mil (para classes mais baixas). Boa parte das mulheres que decidem realizar o sonho da maternidade seguem a ideia de que planejar o nascimento do filho está ligado a enxoval, quando existem outros pontos fundamentais para uma gestação, parto, pós-parto. E, mesmo assim, não para por aí, existem escolas, creches, etc. Para Rosielle Pegado, planejadora financeira e escritora, falar sobre planejamento não rotula idade para se tornar mãe, mas proporciona atenção com a mente, o corpo e envolve saúde. “E, ter consciência de que existem fases na vida de uma criança, assim como existem fases na vida de uma mãe é fundamental. Tendo consciência destas fases, você pode mensurar o custo aproximado de cada uma e isso vai garantir uma maternidade mais equilibrada e segura. Que é o sonho de toda a mulher”, acrescenta.

A autora explica que ao se planejar a futura mamãe se antecipa em análises o que dá uma vantagem na hora de reduzir custos. “Muitas mães me perguntam sobre quanto tempo é preciso para se organizar financeiramente para gerar uma criança. Eu sempre destaco que isso depende da situação financeira e de seu comportamento com o dinheiro. Alguns especialistas indicam que o ideal é começar o planejamento financeiro com até dois anos de antecedência do nascimento. Um prazo razoável para se antecipar com decisões e repensar comportamentos de gastos excessivos”, sugere.

MATERNIDADE E FINANÇAS
Para orientar às famílias quanto ao planejamento desse momento tão especial a planejadora financeira escreveu o livro Maternidade e Finanças. O livro pode ser encontrado pela site https://loja.rosiellepegado.com/product/maternidade-e-financas/ . Dividido em 11 capítulos, a obra literária contém tópicos que tratam desde o plano financeiro para cuidados com a alimentação, rede de apoio, plano de saúde, exames e até os direitos trabalhistas desta fase.

Quem é Rosielle:
Rosielle é brasileira, paraense, erradicada em Sumaré/SP, casada, mãe de Jovem Brenda e do pequeno Isaac. Engenheira de Formação, Mestre em Engenharia Civil, estuda Finanças desde sua estada na Alemanha, conectou-se com este estudo e fez disso sua profissão. Formou-se Coach em Comportamento Financeiro, tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento de finanças, objetivo este que tem perseguido através da produção de conteúdo em suas mídias sociais. Estudante, Profissional, Palestrante, Educadora, Mentora, Planejadora.

Divulgação