A Fundação L’Oréal e a UNESCO realizaram a primeira cerimônia desde a pandemia comemorando 45 Mulheres eminentes da ciência

Ao organizar a primeira Cerimônia For Women in Science desde o Covid-19, a Fundação L’Oréal e a UNESCO comemoraram as 15 ganhadores de seus Prêmios Internacionais de 2020, 2021 e 2022, e as 30 International Rising Talents premiadas em 2020 e 2022. Após dois cancelamentos consecutivos do evento devido à situação sanitária, a Cerimônia deste ano foi particularmente comemorativa e única.

Uma reunião global única de cientistas mulheres
Realizada na quinta-feira, 23 de junho, na Sede da UNESCO em Paris, a Cerimônia homenageou e premiou 15 eminentes laureadas de diversas áreas das Ciências da Vida e Ambientais, Ciências Físicas, Matemática e Ciências da Computação. Cada premiada dedicou sua vida a combater um ou muitos desafios graves que o mundo enfrenta hoje. Entre as Premiadas também se destacaram as 30 jovens cientistas que receberam o título de International Rising Talents. Juntas, elas representam a geração mais jovem de cientistas resolvendo desafios importantes e clamando por mudanças.

Durante a Cerimônia, a extraordinária contribuição das mulheres na ciência foi celebrada por um público distinto, incluindo representantes da ciência, acadêmicos, líderes de opinião, políticos, membros do poder público e organizações que promovem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. O evento, apresentado pela jornalista francesa Marie Drucker, começou com um prefácio do presidente da Fondation L’Oréal, Jean-Paul Agon, e da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, sobre a importância da reunião deste ano para lembrar ao mundo como as mulheres cientistas e seu trabalho são vitais para o nosso futuro comum.

A professora e laureada de 2022 Katalin Karikó — cuja extensa pesquisa levou à criação da vacina de mRNA contra o Covid-19 — também subiu ao palco para ler uma carta co-escrita com os outros laureados.

Divulgação