16ª Primavera dos Museus tem como tema o Bicentenário da Independência

A 16ª Primavera dos Museus, evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) como forma de fomentar a valorização da memória e o patrimônio cultural nos espaços culturais de todo o Brasil, acontece nesta segunda-feira, 19. Em Sergipe, a ação é promovida pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e reúne em sete dias de programação composta por mais de 30 ações em oito museus, que inclui exposições, oficinas, seminários, exibições de obras audiovisuais, mesas redondas e apresentações artísticas, entre outras atividades. Para este ano, o tema escolhido “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe, segundo o Ibram, renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

A solenidade de abertura acontece no Palácio Museu Olímpio Campos, localizado no Centro de Aracaju, às 14h30, com apresentação do Grupo de Música Antiga Renantique, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), além de palestras para a apresentação do tema e sua importância. O evento contará também com a presença de historiadores, comunicadores, artistas sergipanos, pesquisadores culturais e autoridades públicas sergipanas.

Com a flexibilização da pandemia, o evento acontecerá de maneira presencial e gratuita para todos os públicos, com exceção da programação envolvendo o Museu de Arqueologia de Xingó, que se dará de maneira virtual através do Google Meet.

Divulgação