Você já pensou em estudar na Europa? Medicina? Odonto? Arquitetura?

Sabia que esse sonho é mais que possível e acessível? Isso mesmo! A Stud na Itália é uma empresa que é especializada em realizar o sonho de centenas de candidatos que sempre quiseram cursar suas universidades no exterior. Especializados em estudos universitários na Itália, a @studnaitalia esclarece como esse sonho é viável e te assessora com todos os documentos e processos necessários!

Como funcionam os cursos universitários na Itália, os tipos de cursos, formas de ingresso e exigências para cidadão italiano e cidadãos extra comunitários? A Laurea é um título de estudo emitido tipicamente por um instituto de instrução superior, geralmente uma universidade! Existem dois tipos, os cursos de até 3 anos (Laurea) e os de 5 à 6 anos (Laurea Magistrale a Ciclo Unico – aqui é onde se enquadra o curso de Medicina, por exemplo). Depois de completar a Laurea você pode realizar um Master di primo livello e/ou uma Laurea Magistrale de 2 anos (digamos que se assemelha à uma pós). Após isso, o estudante pode fazer (aqui também incluí os cursos a Ciclo Unico) um Master di secondo livello, uma Scuola di Specializzazzione ou até mesmo um Dottorato di Ricerca.

E a classificação dos cursos por modalidade de acesso?
– A numero aperto: os cursos enquadrados nesta modalidade não tem número máximo de vagas oferecidas. As exigências para a matrícula no curso são definidas por cada universidade. É comum a exigência de um teste para verificação de conhecimento mínimo do candidato a uma vaga.
– A numero chiuso: para ingresso aos cursos a numero chiuso (número fechado) é necessário superar uma prova e obter desempenho mínimo conforme as especificações do edital de seleção da universidade. As universidades tem total autonomia para elaboração dos seus processos seletivos, assim como para definir o número de vagas ofertados e os calendários.
– Ad accesso programmato (a livello nazionale): para o acesso aos cursos a numero programmato (número programado) é necessário superar uma prova e ter desempenho mínimo conforme as exigências do edital de seleção. Esta prova vale também como verificação de preparação inicial e fornece as Obrigações Formativas Adicionais (obblighi formativi aggiuntivi – OFA, no caso de medicina em Firenze por exemplo, avalia matemática na prova e se você fizer pontuação na parte referente de 50% ou mais você não precisa fazer essa matéria no ciclo básico na faculdade) aos estudantes admitidos quando os mesmos obtém pontuações mínimas em disciplinas específicas relacionadas ao curso. As OFA devem ser cumpridas no primeiro ano do curso. Os editais de seleção saem geralmente em julho e são publicados pelas universidades. Estes cursos possuem número de vagas, provas e calendários controlados pelo Ministero dell’Istruzzione.

Quais são as Provas de Admissão?
1 – Prova de conhecimento da língua italiana: é aplicada junto a sede da universidade escolhida pelo candidato e é obrigatório para todos os cursos. A prova pode ser substituída apenas pela obtenção da certificação de competência da língua italiana em grau não inferior ao B2 emitida pelo sistema de qualidade CLIQ (Certificazione Lingua Italiana di Qualità).
2 – Provas para ingresso nos cursos a numero programmato ou outras provas eventuais de autonomia das próprias universidades.

Quer saber mais sobre? Entre em contato! +55 19 99901-3880 | stud.it.2021@gmail.com | @studnaitalia | @dottoressagiovanna

Divulgação