Vitalidade urbana e valorização imobiliária para a região da Boa Viagem

Localizado junto à Praça da Boa Viagem, o History Funcionários promete trazer novos ares para a área central da capital mineira. Além de uma nova Praça e área verde, o complexo arquitetônico multifuncional que reúne unidades residenciais, empresariais e comerciais trará vitalidade urbana. A previsão de inauguração é para 2024. Afonso Walace, arquiteto da Dávila Arquitetura, explica que o novo equipamento vai resgatar e valorizar a região, democratizando a memória urbana. “A vitalidade urbana pode ser entendida como apropriação do espaço público, bem como a interação deste com as atividades que acontecem na região. E isso que o History Funcionários objetiva, principalmente com a Praça Memorial que contará a história de BH criando um grande corredor verde de respiro!”.

Para o especialista, o mix de atividades do complexo trará um impacto positivo para toda a vizinhança, contribuindo para trazer as pessoas de volta à região da Boa Viagem. “No lugar de veículos estocados em edifícios-garagem cegos e galpões com oficinas, o History traz a proposta de resgatar o acesso, a alma, a ‘ânima’ e a dignidade de uma região que se desenvolveu originalmente com o intuito de atrair, congregar, reunir e fazer interagir as pessoas”. O empreendimento ainda vai movimentar a região em diferentes horários ao longo do dia, uma vez que, além das lojas, o edifício terá uma torre empresarial, ambas voltadas pra a Praça Memorial, enquanto a torre residencial estará voltada para a Praça da Boa Viagem (Rua Alagoas). “A circulação de pessoas e veículos durante vários períodos do dia contribui muito para a segurança de uma região. Essa característica coopera para o aumento da vigilância no local, inibindo a ação de criminosos e vândalos que não querem correr o risco de serem pegos. Sem falar na iluminação e na vigilância 24 horas para a Praça e as torres. Os benefícios são inúmeros e todos da localidade saem ganhando, especialmente a população”.

O arquiteto explica ainda que cada equipamento, com seu uso específico, também dispõe de acessos exclusivos, tanto para pedestres quanto veículos, além de estacionamentos e áreas de lazer próprias, não prejudicando por exemplo o trânsito local. “No conjunto, esta energia humana catalisa uma fruição do espaço que contribui para o resgate da vocação de um local, como a Praça da Boa Viagem e o Santuário, integrando-os positivamente à cidade”.

Mais do que um empreendimento, o History Funcionários inaugura no coração de Belo Horizonte um modo contemporâneo de viver. “Com o complexo multifuncional a região reinventa o conceito urbano de habitação, pensando no bem-estar das pessoas, segurança e na comodidade”, conclui Afonso.

Divulgação