Vinhos com Selo IP Altos Montes da Safra 2021 chegam ao mercado em março

Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizou a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2021. Doze rótulos receberam a certificação e o lançamento dos primeiros vinhos ao mercado está previsto para março de 2022, com os produtos elaborados com uvas brancas. Confira abaixo a lista completa dos vinhos aprovados.

“Um fator que, confesso, me causou surpresa é que os vinhos foram recomendados todos por unanimidade. Isso significa que existe qualidade. O trabalho está sendo feito no campo, na vinícola, está muito bom e o resultado está aí, vinhos do ano passado e deste ano recomendados por unanimidade. Eu tenho acompanhado desde 2001 o Vale dos Vinhedos, Farroupilha, a Campanha Gaúcha e não se tem unanimidades, isso é muito raro, e isso repetiu por dois anos aqui”, comenta Jaime Milan, Presidente da Associação Brasileira de Indicações Geográficas.

A cerimônia de entrega aconteceu na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, e contou com a presença do Prefeito de Flores da Cunha, César Ulian e Vice-prefeito de Nova Pádua, Inácio Sonda, além de demais autoridades locais, representantes da associação e das vinícolas que receberam o certificado, sendo elas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

Os vinhos aprovados passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em outubro deste ano. Na ocasião, foram avaliadas doze amostras da Safra 2021 e reavaliadas duas da Safra 2020, todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Essa é a segunda safra de vinhos da Associação que irá receber o Selo IP.

“Os vinhos da safra de 2021 se mostraram com um potencial de guarda muito interessante. Todos com uma acidez viva, um frescor muito presente. Vinhos exuberantes, que com certeza, poderão ter uma vida muito longa e amadurecer muito bem em garrafa”, aponta o enólogo e coordenador da IP Altos Montes, Felipe Bebber.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.

Divulgação