Vai para o show da Madonna? Médica dá dicas para curtir com saúde e cautela

Mais de 1,5 milhão de pessoas devem se reunir na noite do próximo sábado (4), na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, para prestigiar o show gratuito em comemoração aos 40 anos de carreira da cantora Madonna, com a turnê “The Celebration Tour”. A previsão do tempo indica uma noite quente, com temperatura média de 32ºC. Para curtir o show da pop star do início ao fim sem surpresas, garantindo o clima de descontração, Carla Roballo, clínica geral do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), dá dicas básicas, tais como a boa hidratação, proteção solar (aos que chegarão logo cedo), uso de repelente, roupas adequadas, alimentação, exposição ao som, dentre outros fatores para que o show seja, realmente, um momento inesquecível.

Os pés são a base do corpo e, geralmente, durante um show, são muitas horas caminhando ou de pé para prestigiar a atração. Então, para começar, conforto e proteção são essenciais. “Para proteger bem todas as regiões dos pés, ter fácil mobilidade e conforto, o calçado ideal para shows é o tênis. Os chinelos podem até parecer atrativos, mas deixam os pés expostos e em meio a multidão, podem causar algum ferimento em função de pisões ou contato com algum objeto”, recomenda a especialista.

A hidratação, por sua vez, deve ser mantida antes, durante e após o show, pois o corpo perde muito líquido em função do suor, idas aos banheiros e muitas outras situações químicas desencadeadas no organismo, como ansiedade em ver o ídolo, agitação e tudo mais. A garrafinha deve estar sempre a mão, mas não é preciso beber tudo de uma vez; de golinho em golinho, o corpo se mantém bem-hidratado. A média ideal é 35ml para cada quilo do peso do corpo. Por exemplo, se a pessoa pesa 55 quilos, deve tomar, no mínimo, 1,9 litro de água. “As bebidas alcoólicas não devem entrar neste cálculo, mas podem ser incluídos sucos de frutas naturais e água de coco”, sugere.

Divulgação