Uma das principais tendências da comunicação mundial é o jornalismo digital, que tem transformado a maneira em que as pessoas consomem as notícias.

Produzir conteúdo de qualidade de forma eficiente e rápida nessa era se tornou cada vez mais desafiador e existem alguns pontos cruciais que devemos levar em consideração nesse processo criativo do conteúdo, falando especificamente sobre negócios. Leia o que disse Tálita Gonçalves no site da Etus, sobre o papel do jornalista na criação da linha editorial:


“ O jornalista possui competências para desenvolver uma forma específica de conteúdo, que utiliza um texto fluído para capturar e reter a atenção do leitor. Essa habilidade é muito valorizada no marketing digital, pois ela gera uma conexão com o consumidor, e consequentemente venda de produtos e serviços e até construção da reputação corporativa. Pesquisas do setor comprovam que 70% dos clientes preferem conhecer uma determinada empresa, a partir de uma informação que ela oferece, do que um anúncio ou campanha.”

Muitos produtores de conteúdo não tem a formação como jornalista e também executam um trabalho eficaz, eu acrescentaria essa informação. Acredito que cada empresa pode optar por uma pessoa específica nessa área de desenvolvimento. Falando sobre consciência de empresa/consumidor. Abaixo estão os canais mais acessados no mundo, lembrando que eles se atualizam a cada segundo.

  1. Facebook – 2.853 bilhões de usuários
  2. Youtube – 2. 291 bilhões de usuários
  3. Instagram – 1. 386 bilhão de usuários
  4. TikTok – 732 milhões de usuários
  5. Sina Weibo – 530 milhões de usuários
  6. Snapchat – 514 milhões de usuários
  7. Kuaishou – 481 milhões de usuários
  8. Pinterest – 478 milhões de usuários
  9. Reddit – 430 milhões de usuários
  10. Twitter – 397 milhões de usuários

E sua empresa está em quais deles?
Os conteúdos são feitos de forma específica para cada canal ou apenas replicam conteúdo?

As redes são instáveis.. JÁ SABEMOS! Um exemplo prático foi há quase 3 semanas atrás quando as empresas do Mark Zuckerberg (Instagram, Whatsapp e Facebook) ficaram fora do ar e ele perdeu cerca de 6 bilhões de dólares, imaginem a quantidade de empresas que utilizam apenas esses canais para tratarem de seus negócios e que também sofreram perdas.
Diante desse quadro, temos a responsabilidade de nos adequarmos e sermos omnichannel, para que não sejamos reféns de apenas uma rede social ou um único canal de comunicação com nossos clientes/consumidores O objetivo dessa matéria é a reflexão de que é interessante para sua empresa estar conectada SIM, mas com conteúdo qualificado, bem produzido para que seu alcance seja cada vez maior.

Entenda a necessidade do seu negócio e se mantenha atualizado sempre!



Este artigo foi escrito por Caroline Colucci – Empresária, Terapeuta – Especialista em Inteligência Emocional e colunista