Takayama: abóbora japonesa está no mercado há anos e é sucesso entre produtores e consumidores

No Brasil, a área plantada com abóbora japonesa (ou cabotiá) é superior a 42 mil hectares, que estão distribuídos entre São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. É nesse mercado que a abóbora Tetsukabuto Takayama, da linha de alta tecnologia Topseed Premium, se destaca das demais. Há anos no portfólio, a variedade é plantada em todo o Brasil e se sobressai pela produtividade e preferência do agricultor e do consumidor. Tanto tempo sendo utilizada é resultado de um conjunto de qualidades únicas do material, que agrada do pequeno ao grande produtor, mantendo-a como líder entre os produtores, compradores e a melhor opção no mercado, detalha o especialista em Cucurbitáceas da Agristar do Brasil, Rafael Zamboni.

“A Takayama tem características únicas, como tamanho de fruto e espessura superiores à média do mercado, que agregam muito no peso dos frutos, elevando a produtividade por hectare. A planta é de um vigor incomparável, que se adapta a diversas intempéries climáticas, com excelente cobertura foliar e raízes robustas, se adaptando a diversos tipos de solo”, ressalta o especialista.

A Takayama é líder de mercado também devido à alta produtividade, maior porcentagem de frutos graúdos (média de 2,8kg) “Pode ser semeada o ano todo em diversas regiões e a produtividade varia de acordo com o nível tecnológico usado e época do ano de semeio, mas temos picos de 28 a 30 toneladas por hectare”, destaca. Ele acrescenta que, para os consumidores, a coloração externa verde escuro intenso e a polpa com um alaranjado forte são muito atrativos, facilitando sua comercialização.

Divulgação