Uma tendência em alta nos últimos meses é o “sorriso dos blogueiros”, procedimento odontológico em que lentes de contato e facetas de resina são inseridas nos dentes do paciente. Essa técnica proporciona dentes mais brancos e alinhados. Diante desse contexto, surgem algumas dúvidas, como, se há ou não algum risco e se essas ações podem ocasionar algum tipo de desgaste aos dentes originais. Para abordar o assunto, a dentista Dra. Ilda Arbex Chaves Freitas, docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Cesuca, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, comenta os mitos e verdades sobre os procedimentos.
DIFERENÇAS ENTRE OS PROCEDIMENTOS
Segundo a especialista, lentes, resina e porcelana, apesar de diferentes são procedimentos estéticos que restauram e harmonizam os dentes. Ela explica, que as facetas de resina são restaurações diretas não invasiva, porém, as facetas de porcelanas e lentes são restaurações indiretas, invasivas e minimamente invasivas, respectivamente.
“Restaurações diretas são confeccionadas diretamente pelo dentista no consultório em uma única sessão. Já restaurações indiretas não dependem única e exclusivamente do dentista. Pois, o dentista faz o preparo, a moldagem e provisório; e o protético faz as peças em porcelana, reenvia ao dentista que faz a cimentação no paciente”, explica Ilda.
A diferença entre resina e porcelana, está apenas no material empregado. A dentista explica que a resina tem uma vida útil menor que a porcelana, haja vista que esta apresenta estabilidade de cor, e é mais resistente ao desgaste e fratura. Já a resina está mais susceptível à fratura e instabilidade de cor, podendo levar as trocas e reparos com mais frequência.
ALÉM DA ESTÉTICA
De acordo com a dentista, esses novos procedimentos visam, além da estética, resolver alguns problemas como má formação da coroa dentária, reanatomização dos dentes conóides, fechamentos diastemas (espaços entre os dentes), e até dentes que apresentam manchas graves com defeitos no esmalte dental causados por tetraciclina, que na realidade também estão relacionados à estética.
“As facetas de porcelanas são preferíveis em pacientes que possuem hábitos parafuncionais, como bruxismo, por exemplo. E resinas, em casos onde a área a ser coberta pela faceta não é muito ampla. Já as lentes de contato possuem indicações de fechamento de diastemas e são utilizadas também para melhorar a cor do dente e forma”, destaca.
Divulgação