Sindha celebra anúncio de suspensão de aumentos do IPTU em Porto Alegre

Uma pauta que ganhou o apelo do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região no último ano se consolidou na Capital Gaúcha. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou, nesta sexta-feira (10), a suspensão de aumentos do IPTU em Porto Alegre a partir de 2022.

O anúncio tem sintonia com as demandas do Sindha, que reivindicou auxílio para hotéis, bares e restaurantes, com seus serviços afetados drasticamente durante a pandemia. O projeto beneficia toda a população porto-alegrense e o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, salienta o impacto da ação para o setor: “A assinatura do projeto do IPTU é uma atitude extremamente corajosa do senhor prefeito e de seu vice. Tenho a certeza de que o nosso setor foi extremamente afetado e beneficiado positivamente com essa lei, em um momento tão difícil em que nós vivemos”, reforça.

O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre no dia 23 de agosto e é considerado um dos mais importantes compromissos do governo municipal. A expectativa é de alavancar a retomada econômica do município diante do enfrentamento à pandemia. “Nós vamos caminhar juntos para construir uma cidade melhor”, destacou o prefeito Sebastião Melo.

O reflexo do cancelamento dos aumentos do IPTU representa R$ 58 milhões aos cofres de Porto Alegre apenas no primeiro ano. De acordo com o executivo municipal, a carga tributária será compensada através da gestão. A suspensão será mantida até 2025, quando a prefeitura da Capital deve fazer uma nova revisão na planta de valores.

Divulgação