Serra gaúcha mostra sua identidade raiz com eventos no mês de maio

É uma grande oportunidade para vivenciar a face mais genuína da formação da cultura regional, cujo conjunto de saberes e fazeres tem na enogastronomia um de seus traços mais vívidos. Mas se isso é o legado do esforço laboral nas parreiras e das “mammas” cozinhando no fogão a lenha, a presença italiana também transmitiu uma faceta para contrapor a lida dura nos terrenos acidentados da Serra, expressa na alegria dos jogos e das cantorias.

Um pouco disso tudo poderá ser vivenciado por quem visitar a região nesses dias. E o melhor é que não há nem desculpa para ir em só um dos municípios para aproveitar. Bento Gonçalves e Monte Belo estão separados por menos de 20 quilômetros e, como se não bastasse, boa parte desse trecho é percorrido em meio ao idílico cenário do Vale dos Vinhedos.

Em Bento Gonçalves, a 17ª Fenavinho ganha sua representação máxima com a promoção do Vinho Encanado, durante três dias na Via del Vino. A programação no marco zero do município fará a alegria dos visitantes com o vinho sendo tirado direto de torneiras para as taças — veja detalhes abaixo. Tudo isso ocorre em meio a uma agenda de shows que inclui o tenor Dirceu Pastore, o humorista Badin e a montagem teatral com o casal colono mais famoso da Serra, Radicci e Genoveva, baseada nas tirinhas do cartunista Iotti.

Divulgação