SEMANA FARROUPILHA: Dicas Tramontina para acertar na combinação do churrasco e chimarrão

Celebrada entre os dias 13 e 20 de setembro, a Semana Farroupilha traz ainda mais motivos para preparar dois dos principais símbolos da cultura gaúcha: o churrasco e o chimarrão. Apreciados de diferentes formas ao redor do Brasil, a bebida e o assado também não são consenso entre os gaúchos. A erva, o jeito de montar o mate e aquecer a água, a churrasqueira, o carvão ou a lenha, cada detalhe muda de casa para casa, de família para família.

Independentemente de estilos, o churrasco e o chimarrão são uma paixão estadual que já atravessa fronteiras. Para acertar ainda mais e fazer bonito na Semana Farroupilha, a Tramontina traz algumas dicas e sugestões para esses preparos. Confira:

O Churrasco
Parte da tradição dos gaúchos, o churrasco reúne famílias e amigos, marcando presença em quase todos os finais de semana e em qualquer outra oportunidade de celebração. Porém, de acordo com Elzio Callefi, chef da Tramontina, engana-se quem pensa que o processo se resume a ter uma boa churrasqueira.

O corte da carne pode ser considerado um dos mais importantes pontos na cozinha. São as boas facas afiadas que vão evitar acidentes e desperdícios, além de garantirem um corte preciso e agilidade na hora de servir.

O Chimarrão
Assim como o churrasco, o chimarrão pode ser preparado de diferentes maneiras. Desde a escolha da cuia até a erva, cada um tem o seu jeito de apreciar a bebida. Por isso, a Tramontina dá dicas pensando na facilidade de reproduzi-las do seu jeito, dando o seu toque especial. Se desejar adicionar ervas aromáticas como cidreira, camomila, macela, e/ou outros chás de sua preferência, você terá uma nova experiência. Você vai precisar de:

  • Cuia para chimarrão;
  • Aparador de erva;
  • Erva-mate;
  • Bomba de inox;
  • Colher;
  • Água fria ou morna para a montagem;
  • Água quente para o mate, mas o nível de calor é de sua preferência.

Divulgação