Sem sorriso metálico: tratamento com alinhadores transparentes ganha espaço entre adolescentes

Praticidade e conforto têm levado muitos adolescentes a optarem por alinhadores transparentes no momento da escolha do aparelho ortodôntico. A partir da dentição permanente, esse tratamento já pode ser considerado uma opção para jovens. Esse foi o caso da estudante Livia Bortolini Szpatowski, de 13 anos, que, junto com a mãe, escolheu os alinhadores transparentes entre as alternativas apresentadas pela dentista que acompanha o caso.

“Para mim, é um aparelho muito prático. Como é móvel, pode ser retirado para comer. A higienização também é super fácil, porque é só retirar, higienizar a boca e o aparelho, e colocar novamente”, comenta a adolescente. Para ela, a possibilidade de poder sorrir sem os braquetes foi primordial para fazer esse tratamento. “Eu escolhi o alinhador ao invés do aparelho tradicional porque troco a cada 15 dias e no meu caso, funciona mais rápido. E também por ser transparente, assim eu posso sorrir e não aparece o aparelho”, destaca Livia.

A mãe da adolescente, a advogada Cristiane Bortolini, conta que a filha começou o tratamento em outubro de 2021 e, antes, ela buscou entender sobre o funcionamento do alinhador transparente e as diferenças com o aparelho convencional. “Vejo como benefícios o fato de o tratamento ser rápido em muitos casos, além de ser mais bonito e possibilitar tirar o alinhador para limpeza e escovação dos dentes, o que ajuda muito no dia a dia”, comenta Cristiane.

Divulgação