Segundo dados da BuyCo, uma plataforma de intermediação de negócios, a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares, e 920 mil funcionários empregados de forma direta na panificação.
Segundo dados da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), desde 2018 é crescente a busca por produtos de panificação diferenciados, como os oferecidos pela panificação artesanal. Esse movimento trouxe à tona a falta de mão de obra especializada para as padarias no Brasil, que segundo dados do Sebrae somam mais de 63,2 mil negócios no país, com faturamento anual próximo de R$ 95,08 bilhões.
Para suprir a demanda da panificação artesanal, os sócios Eduardo Freire Feliz e Marcelo Vosnika, se uniram à Michel Suas, fundador do San Francisco Baking Institute para abrir a primeira filial da escola norte-americana no Brasil, em Curitiba. O contrato foi assinado em maio e a escola, que será dedicada à panificação artesanal, viennoiserie e pâtisserie, tem previsão de abertura ainda no segundo semestre de 2021.
“Além da fermentação natural, que sempre foi minha paixão dentro da panificação, a oferta de cursos também vai incluir outras abordagens como a panificação clássica, massas folheadas, croissant, brioches, etc. A expectativa é grande e para nós será um prazer contribuir para a história da panificação na América Latina”, finaliza Eduardo.
Divulgação