Saiba como se diferenciar no varejo de joias

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) realiza o Curso de Capacitação para Varejo – Joias, Óptica e Vendas 2022, que na primeira aula do módulo de joias tratou dos contextos históricos, características e significados das joias. O tema foi trazido pela designer de joias e acessórios Eliana Colognese. Ela destacou que o desejo do ser humano de se ornamentar vem de épocas remotas (aproximadamente 40 mil anos A.C.), com a invenção da escrita, que permitiu ao homem deixar relatos em vários materiais.

Ilustrando a apresentação com imagens de peças e artefatos e comentando as diferenças entre os itens e a simbologia dos mesmos para diferentes culturas, Colognese ressaltou a importância de olhar para o passado a fim de compreender a história das joias e com esse entendimento, saber explicar detalhes interessantes para os clientes.

“A história da ornamentação cultural se deu a partir do uso de adornos feitos com elementos naturais, essa é a definição primordial das joias. Através de pinturas e ornamentos, o homem percebeu que poderia se diferenciar”, disse ela, observando que a ourivesaria e a joalheria são algumas das mais antigas formas de arte.

Divulgação