Rinoplastia além da estética

Você sabia que o Brasil é o campeão mundial em realização de cirurgias plásticas, e a rinoplastia é uma das mais buscadas para a conquista de um rosto mais harmônico e atraente. Esse procedimento, além de mexer na estética do nariz do paciente, também pode trazer uma melhora em sua saúde, especialmente a respiratória. É o que conta o médico otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia, Dr. Guilherme Scheibel: “Os cirurgiões podem corrigir funções respiratórias, como desvio do septo nasal e tratamento dos cornetos nasais, geralmente em quem tem muita rinite ou sinusite alérgica”.

O exemplo do desvio de septo, citado pelo especialista, é bem comum no Brasil. O septo é uma estrutura feita de osso e cartilagem que separa uma narina da outra, como se fosse uma ‘parede’. Com o desvio, em vez dessa estrutura ser reta, ela é desalinhada. Contudo, nem todos os casos precisam de intervenção cirúrgica, como alerta Scheibel.

“Esse desvio só é de fato um problema quando ele interfere na respiração do paciente. Se ele sente dificuldades ao respirar, é hora de procurar um otorrino para verificar as possíveis causas e se a rinoplastia vai ser vantajosa para a pessoa”, orienta o cirurgião.

A operação ainda pode ser uma grande aliada para tratar quem sofre com roncos. Apesar de acometer milhões de brasileiros, o problema do ronco merece atenção quando ele começa a atrapalhar o sono da pessoa, com “quebras” frequentes de momentos de descanso. Como consequência, provoca cansaço, irritação, dificuldade de raciocínio e perda de reflexo, só para começar a listar os malefícios.

“O ronco acontece a partir da vibração das vias aéreas, nariz e garganta, por conta da dificuldade da passagem de ar”, ele explica. “Alterações nasais, como essa categoria de obstrução, podem ser corrigidas através da rinoplastia de forma simples.”

Divulgação