Reserva e projeto Post em Branco anunciam coleção Saúde da Mente

Uma coleção exclusiva para ajudar a quebrar os tabus associados à ansiedade – esta é a proposta inédita da parceria da Reserva e do projeto Post em Branco, cuja collab resultou na coleção Saúde da Mente. A iniciativa é alusiva ao Janeiro Branco e terá todo lucro obtido com a venda das camisetas revertido para o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo; são quase 20 milhões de cidadãos.

A ideia da parceria surgiu do publicitário Daniel Portuga, criador do projeto Post em Branco. Diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), diante de uma crise real de ansiedade, ele viu que tinha nas mãos uma ferramenta para jogar luz a um tema ainda pouco discutido e conhecido. Em 2020, em uma das piores crises que viveu – agravada pelo isolamento durante a epidemia do novo coronavírus –, criou o projeto Post em Branco. “Eu me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas o último post trazendo a palavra OUT”, conta, acrescentando que era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social.

Com o publicitário Rodrigo Esteves, também diagnosticado com TAG, surgiu o projeto que se tornou uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. Hoje, o projeto social e educativo está focado em ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde mental. A partir dessa experiência, Portuga decidiu ampliar o alcance do experimento social e abrir diálogos francos de maneira criativa. “No mundo inteiro, fashion e streetwear brands estão procurando uma conexão com a sociedade, desenvolvendo roupas relevantes que defendem a consciência da saúde mental e, com isso, criam conversas sinceras em torno da temática. Na collab com a Reserva, criamos camisetas que além de terem um design moderno e minimalista, trazem mensagens inspiradas em situações cotidianas e sentimentos reais vivenciados por pessoas que sofrem com a ansiedade. É uma maneira totalmente inclusiva e criativa de trazer informação sobre o tema e pautar o assunto”, afirma Portuga.

Divulgação