Região de Campinas se consolida na liderança do mercado de loteamentos do Estado de São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, a região de Campinas responde pelo melhor desempenho na venda de terrenos no Estado de São Paulo. Desponta também como líder no lançamento de loteamentos, de acordo com a pesquisa mais recente encabeçada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP). Segundo o levantamento “Mercado de Loteamentos do Estado de São Paulo”, foram comercializados na região 2.982 lotes, com o maior VGV (Valor Global de Vendas), de R$ 447 milhões. O volume de lançamentos atingiu 1.452 lotes. As perspectivas, aponta o estudo, são positivas, com a possibilidade de aquecimento do mercado para os próximos anos.

O levantamento realizado pelo Secovi-SP em 65 cidades paulistas localizadas em 13 regiões administrativas, incluindo o município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, envolveu também a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e a consultoria Brain – Bureau de Inteligência Corporativa.

A maior quantidade disponível de terrenos está na região administrativa de Campinas, com 9,1 mil lotes, ou 30% do total avaliado pela pesquisa nos 65 municípios do Estado de São Paulo.

Município com cerca de 61 mil habitantes, que alia tranquilidade e qualidade de vida, Monte Mor é uma das cidades da região de Campinas onde está localizado o Montana Residence. A menos de um quilômetro do centro, o empreendimento, com 201 lotes a partir de 250 metros quadrados, teve 70% dos terrenos vendidos no dia do lançamento.

“Campinas se consolida como a melhor região para investimentos em terrenos”, afirma Júnior Cabrino, sócio-presidente da Montana, que está à frente do Montana Residence. No município de Campinas, junto com a Montante Urbanismo, o empresário também idealizou o Bela Aliança Bairro & Parque, conceito de bairro aberto planejado na Região do Campo Grande, a mais populosa do município.

Da mesma forma que no Montana Residence, o bom desempenho do mercado de loteamentos se confirma no volume de negócios realizados no Bela Aliança. Após duas fases muito bem-sucedidas de comercialização do loteamento, o bairro aberto planejado está na terceira e última etapa de vendas. Nesta fase, informa Cabrino, foram colocados para comercialização 606 terrenos, dos quais 498 residenciais e o restante, comerciais.

Segundo o empresário, o investimento em terrenos é um negócio cada vez mais valorizado na região de Campinas. “Estamos falando de uma região com alto grau de desenvolvimento e qualidade de vida, reconhecida por seu polo logístico e pelo grande número de empresas que encontram aqui condições extremamente favoráveis para se estabelecerem, entre outros fatores”, enumera.

A última fase de comercialização do Bela Aliança reforça o bom resultado demonstrado no levantamento do Secovi-SP. “Nós observamos neste boom imobiliário um comportamento muito positivo dos consumidores, cada vez mais interessados em investir ou conquistar um imóvel próprio para morar e que atenda às suas necessidades, como a possibilidade de trabalhar em home office”, afirma Cabrino.

Além da localização privilegiada, o Bela Aliança, destaca Junior Cabrino, atrai pelo conceito. “Nesta proposta de bairro aberto planejado, projetamos um hub de serviços essenciais no entorno em que não apenas o morador do loteamento, mas a vizinhança se serve de comodidades, como comércio diversificado, profissionais liberais e prestadores de serviço”, conclui.

Divulgação