Reduzir o IPTU alivia, mas o ideal mesmo seria congelar o imposto, diz Ricardo Marques

O vereador Ricardo Marques foi o parlamentar que mais questionou o aumento do IPTU de Aracaju para 2022. A prefeitura havia anunciado um reajuste de 10,05%. “Um aumento absurdo”, diz o parlamentar, que cobrou na Câmara e no seu programa da rádio Jornal o motivo do aumento, já que a sociedade ainda passa por momentos difíceis por causa da pandemia. O vereador havia sugerido o congelamento do IPTU nós mesmos valores de 2021.

Depois de muita cobrança e acompanhando o diário oficial do município do dia 29/12 viu que a prefeitura da Aracaju resolveu reduzir o imposto em 5%. No decreto, a prefeitura alega a pandemia e os vários compromissos de ordem econômica da população. O parlamentar comemorou a redução, apesar de ainda achar que a prefeitura iria ajudar mesmo fazendo o congelamento do imposto.

“Antes de mais nada, preciso explicar que não sou contra cobrar o IPTU, mas penso que no momento difícil que vivemos por ora, reajuste e aumento são palavras que não deveriam aparecer no vocabulário de uma gestão que se diz humana e social. Aqui estou a falar de um dos direitos básicos e fundamentais da pessoa humana que é o direito a moradia. A função de uma boa administração na minha ótica é cortar na própria carne e reduzir os impactos negativos para o povo que mais precisa de ações do poder público. Cabe a mim como parlamentar e representante do povo continuar vigilante para todo e qualquer aumento de impostos”, disse o parlamentar em vídeo nas sua redes sociais.

Divulgação