Uma casa descontraída, sofisticada e que transmitisse a personalidade dos moradores: essas foram as principais características captadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, quando recebeu em mãos o desafio deste projeto. Com 104m² em mãos e ciente da decisão dos jovens clientes – o casal Caíque e Mariela –, que trocaram a conveniência de apartamento tradicional para viver em uma casa, a profissional deu início ao desenvolvimento de um projeto com alguns toques diferentes e pautado no conforto dos dois e o prazer que compartilham em receber amigos. “Conheço o pai do morador desde quando ele tinha 12 anos. Com isso, confesso que avançamos uma etapa nesse processo de identificar suas vontades. Ele e a esposa adoram a casa cheia de amigos! Por isso, senti que meu trabalho era uma arquitetura de interiores com uma atmosfera jovem, alegre, prática e sempre pronta para receber”, explica Cristiane.
Sala de estar
Começando com a sala de estar que recepciona o projeto, já é notável o toque de personalidade dos clientes! Saindo da ideia tradicional, a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por inovar com a colocação uma estrutura em marcenaria acompanhada por futons e almofadas, ao invés do tradicional sofá. Felizes com a ‘ousadia’ de serem diferentes, o cômodo ainda revela inspiração no décor industrial com o acabamento da parede, em cimento queimado e o estilo da iluminação, com os trilhos instalados no teto. O resultado? Uma sala perfeita para todos os momentos: o casal pode assistir TV deitados, descansar e deixar seus convidados ainda mais à vontade.
Cozinha
A cozinha do casal igualmente merece destaque. Com o objetivo ampliar a iluminação do ambiente que teve o acrescimento da área do quintal, a arquiteta apresentou uma solução que foi prontamente aceita: a instalação de um teto retrátil de vidro e comandado facilmente por um controle remoto. “Eu não queria perder a iluminação natural, que deixou a cozinha ainda mais especial. Usei os recursos a favor”, conta.
Sala de jantar
Acompanhando o espaço, na sala de jantar, que também está integrada ao ambiente da cozinha, a madeira e a serralheria preta fazem uma combinação perfeita no móvel. O elemento rústico foi utilizado para evidenciar a mesa de jantar com a tora de madeira sustentada por uma estrutura metálica. Armários assimétricos e de diferentes tamanhos comportam as louças e os nichos que expõem os eletrodomésticos e itens decorativos.
Área de serviço
No fundo da cozinha, outra resposta criativa que foi muito bem concebida por Cristiane: a lavanderia. Para o espaço discreto, que pode até passar desapercebido em um primeiro olhar, a profissional concentrou a área de serviço como uma espécie de armário que, quando aberto, dispõe de toda estrutura. Na parte interna, a marcenaria conduziu com os nichos para a disposição dos produtos de limpeza, o nicho aéreo que deixa tudo à mão e bem próximo ao tanque e da lava e seca, além de um pequeno espaço para manusear as roupas e um cesto com as peças sujas.
Banheiro
No quarto também é localizado o banheiro pessoal do casal. Nele, a pequena área disponível na bancada é compensada pelo grande espaço disponível no móvel suspenso e na peça com espelho instalada na parte superior. “No banheiro, mesclamos o branco e preto com o revestimento subway tiles, uma paixão que segue em alta no décor. No contraponto, escolhi o porcelanato de madeira para o piso”, finaliza a profissional.
Dormitório
Subindo as escadas, conhecemos o dormitório do casal. Nele, os móveis laterais suspensos acompanham a mesma estética da cabeceira de madeira horizontalizada que percorreu toda a parede no tom azul marinho. Além disso, foi os interruptores e tomadas foram instalados próximos, evitando que os clientes precisem se levantar para apagar as luzes ou carregas equipamentos eletrônicos.
Divulgação