Produtores rurais buscam cada vez mais soluções hi-tech

Se o agronegócio brasileiro é hoje uma potência mundial, isso se deve justamente ao investimento em tecnologia, que tem sido cada vez maior por parte dos produtores rurais. Uma pesquisa feita em parceria entre a Embrapa, o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção. O estudo foi realizado entre abril e junho de 2020 e contou com 750 participantes entre produtores rurais, empresas e prestadores de serviços. De acordo com José Henrique Castro Gross, gerente corporativo de agricultura de precisão da Pivot Máquinas Agrícolas e Irrigação, marca líder no Brasil em sistemas de pivôs centrais, o grande diferencial tecnológico no campo é a possibilidade de conectividade entre as soluções digitais de gestão e as tecnologias embarcadas nos modernos maquinários agrícolas e de irrigação.

“Além dos equipamentos de irrigação e maquinário agrícolas (tratores, colheitadeiras, pulverizadores), hoje nós também oferecemos várias soluções digitais que auxiliam o produtor rural na gestão da fazenda, especialmente no que diz respeito ao plantio, colheita e pulverização de defensivos e nutrientes”, explica o gerente da Pivot.

Entre as soluções disponíveis oferecidas pela Pivot, José Henrique cita duas plataformas digitais exclusivas da marca no Brasil: a Fieldnet fornecida pela Lindsay, empresa líder mundial em tecnologias de irrigação; e a AFS Connect, da Case IH, outra marca líder no desenvolvimento de maquinário agrícola e tecnologias para o campo.

“Essas plataformas, que estão disponíveis para sistemas operacionais de qualquer smartphone ou tablet, oferecem inúmeras ferramentas digitais voltadas para a gestão da propriedade rural, em especial para planejamento de plantio e colheita e manutenção de produtividade e de maquinário agrícolas, e podem ser adquiridas por qualquer produtor rural, mesmo aqueles que não são usuários de equipamentos comercializados pela Pivot”, afirma José Henrique.

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