Páscoa: saiba como fazer um risoto de bacalhau diferente e delicioso

Dona Carmen de Tommaso, empresária do ramo alimentício, nunca deixou de cozinhar e reunir a família à mesa. Tanto que sua paixão pela gastronomia também deu origem ao negócio que conduz há 35 anos, a De Tommaso, fábrica de antepastos e patês. E para a Páscoa, Carmen, que sempre inova nas receitas, criou também um passo a passo do seu tradicional risoto de bacalhau. Para facilitar o preparo, Dona Carmen substituiu o bacalhau, normalmente vendido em supermercados e empórios, pelo famoso patê da De Tommaso, que também carrega a assinatura da chef criativa da marca. Além de ser delicioso, é muito nutritivo e, com essa produção, acaba saindo mais em conta. O bacalhau é rico em vitaminas A, B e E, magnésio, cálcio e fósforo, e fornece diversos benefícios ao organismo, que vão desde reduzir o risco de doenças cardíacas e coágulos sanguíneos, até diminuir inflamações, ajudando a prevenir doenças crônicas e auxiliando o sistema imunológico.” Confira a receita:

Risoto de Bacalhau

Ingredientes
150g de arroz arbóreo para risoto
1 Patê de bacalhau De Tommaso
2 Litros de caldo de legumes
15ml de Azeite
20g Manteiga sem sal
1 Dente de alho
50g de Queijo Parmesão ralado
50ml Vinho branco seco
100g Azeitonas pretas tipo Azapa sem caroço ou 100g de Tomate Seco

Para o caldo
Pode ser um caldo concentrado de legumes ou um caldo caseiro com
1 cebola, 1 salsão, 1 cenoura e 2 dentes de alho

Modo de Preparo
O Caldo: Em fogo baixo, coloque tudo em uma panela com bastante água (cerca de 5l) e deixe levantar fervura. Quando o caldo ganhar sabor, temperar a gosto com sal e coar para o uso no risoto.
Já com o caldo fervendo em uma panela à parte:
Coloque uma panela para o risoto com azeite, alho cortado grossamente e o arroz. Refogar até as pontas dos grãos de arroz estarem transparentes, tomando cuidado para não queimar.
Adicione o vinho e continue mexendo em fogo médio para alto (sempre limpando as bordas e fundo para não grudar).
Quando estiver quase seco, acrescentar uma concha de caldo e continuar a mexer.
Repita o processo até o arroz ficar quase al dente (um pouco antes do ponto desejado para servir).
Acrescente as azeitonas ou o tomate seco, depois a manteiga e o patê de bacalhau.
Mexer bem e acrescentar o queijo ralado para servir.

Dicas:
Se você não tem arroz de risoto, dá para fazer com arroz comum (agulhinha). O procedimento é o mesmo, só cuidar para não cozinhar demais. O resultado não é tão cremoso, mas fica bom também.
Usamos nessa receita um vinho rosé frisante grego, dá ótimo resultado e tem custo bom. O tradicional é com vinho branco seco.
Se não gosta de azeitonas, não precisa usá-las e também pode ser feito com azeitonas verdes. No lugar de azeitonas, pode-se usar outros ingredientes de sua preferência e criatividade, como tomate seco, batata, cebola ou pimentões. O importante é atentar-se ao tempo de cozimento desses ingredientes.

Divulgação