O Parque Mall Indaiatuba receberá, de 25 de março a 6 de abril, a exposição Instrumentos Musicais do Mundo. Estarão expostos aos visitantes do shopping mais de 40 tipos de instrumentos, vindos de diversas partes do mundo. O evento África Sonora contará ainda com uma palestra e oficina comandada pelo artista Fabio Mukanya Simões, que vem diretamente da África.
Durante a exposição, o público terá a oportunidade de conhecer instrumentos vindos de 52 países da África e dos continentes Americano e Europeu. A maioria foi adquirida em viagens realizadas pelo organizador do evento, o músico e professor João Batista Ribeiro Ferreira, conhecido como Mestre JB.
Destaque para instrumentos como a Viola de Coxo, produzida em Mato Grosso, Charango boliviano, Guitarra portuguesa, Seagull canadense, Bandorin equatoriano e muitos outros. “Essa será a primeira vez que o acervo será exposto ao público, por isso é uma oportunidade única de conhecer instrumentos inéditos, gratuitamente”, ressalta o Mestre JB.
Simultaneamente à exposição, no dia 6 de abril (sábado), a partir das 10h30, haverá uma apresentação com Fabio Mukanya Simões, com o tema “A África Sonora”. O evento é gratuito e aberto ao público. Na palestra, o artista musical falará sobre a cultura africana, com a apresentação e execução ao vivo de diversos instrumentos musicais.
Fabricante de instrumentos, organologista e arte-educador, Simões é um grande incentivador e difusor da cultura africana por meio da música, tanto no Brasil quanto pelo mundo. Por isso, ainda no dia 6, o artista realiza também uma Oficina de Luthieria, a partir das 13h, na qual os participantes irão aprender a fabricar um Goje – instrumento de cordas tradicional tanto na África quanto na Ásia. “Os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a música africana, uma cultura pouco falada aqui no Brasil, apesar da proximidade histórica de ambas”, salienta.
Dez vagas estão disponíveis exclusivamente para essa atividade, cuja inscrição tem o custo de R$ 500. Os interessados em participar da oficina devem se inscrever pela internet (no site do Parque Mall – www.parquemall.com.br). O cadastro poder ser realizado ainda pessoalmente no Centro Musical Ador’arte, localizado no Parque Mall. O formulário de cadastramento deve ser retirado de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. Além de orientação, os participantes receberão todo o material necessário para fabricação do instrumento.
O administrador do Parque Mall, Flávio Noberto, conta que o evento permitirá uma experiência única aos participantes. “É a oportunidade de conhecer diversas culturas musicais, por meio da peculiaridade de cada instrumento exposto”, diz. “Os visitantes terão contato com instrumentos jamais vistos, além de uma verdadeira ‘aula’ sobre a cultura africana. E no fim, terão o privilégio de aprender a produzir seu próprio instrumento musical.”