Objetos de desejo, grillz e piercings dentários exigem cuidados

O Grillz, o acessório para os dentes feito de ouro, prata e pedras brilhantes, está de volta à moda. Surgido nos anos 80 na cultura hip hop, o item voltou a ganhar popularidade, especialmente entre os adeptos do street style e celebridades. Assim como o Grillz, os piercings dentários também têm ganhado destaque como acessórios de estilo. Pequenas joias aplicadas diretamente nos dentes, eles podem adicionar um toque de brilho ao sorriso, mas requerem cuidados específicos, sobretudo no que diz respeito à higiene, para evitar problemas à saúde bucal.

A falta de higienização adequada dos dentes favorece a proliferação de bactérias que, ao se misturarem com os restos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Essa placa, por sua vez, cria um biofilme sobre os dentes, o que pode causar cárie e doenças gengivais. O Ministério da Saúde recomenda a escovação regular dos dentes e o uso diário de fio dental, garantindo a remoção dos resíduos e o controle das bactérias.

“Embora acrescentem estilo e autenticidade a quem os usa, tanto os Grillz quanto os piercings dentários podem causar problemas à saúde bucal se não forem adequadamente ajustados ou se forem feitos com materiais inadequados. Esses acessórios podem reter placa bacteriana e, se não forem devidamente higienizados, favorecer o desenvolvimento de cárie e inflamações gengivais,” explica Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM e mestre pela Faculdade de Odontologia da USP.

Divulgação