O Uso da Toxina Botulinica no Tratamento da Enxaqueca e Dor de Cabeça – Os Avancos da Neurologia

A dor de cabeça e a enxaqueca afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando negativamente a na qualidade de vida e a produtividade. Para muitos, a busca por um tratamento eficaz parece um quebra-cabeça sem solução. Mas, uma nova peça ja esta mudando esse cenário: A Toxina Botulínica nos tratamentos de Dores de cabeça, enxaquecas e outros tratamentos dentro da Neurologia.

Eficácia Comprovada:
Diversos Estudos científicos já demonstram que a toxina botulínica é eficaz na redução da frequência, intensidade e duração das crises de dores de cabeça e enxaquecas, reduzindo em até 50% o número de dias e intensidade da dor de cabeça em pacientes com enxaqueca crônica. O protocolo PREEMPT (Phase III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy) é um estudo clínico realizado para avaliar a eficácia e a segurança do uso de toxina botulínica (Botox) no tratamento da enxaqueca crônica. Essa pesquisa consistiu em dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, envolvendo pacientes que sofriam de enxaqueca crônica. O protocolo PREEMPT foi fundamental para estabelecer a eficácia do Botox como uma opção terapêutica para essa condição.

Dra. Gladys Arnez, Neurologista e especialista em Doenças do Neurodesenvolvimento e no uso de Toxina Botulínica na Neurologia explica que. geralmente, o protocolo PREEMPT envolve a aplicação de múltiplas injeções de Botox em pontos estratégicos da cabeça e do pescoço a cada 12 semanas, com o objetivo de prevenir o surgimento das crises de enxaqueca.

Divulgação