O universo particular do Bourbon

Para os entusiastas de charutos, a escolha da bebida perfeita para harmonizar é tão essencial quanto a seleção do próprio puro. O bourbon, é uma bebida única e frequentemente confundida com outros tipos de whiskys. Carolina Macedo, cigar sommelière e sócia da da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba (PR), explica que para ser considerado bourbon, é preciso atender a certas exigências legais.

“Primeiro, ele deve ser produzido nos Estados Unidos. Diferente dos single malts os bourbons podem ser produzidos com diversos cereais, como milho, cevada, centeio e trigo, desde que pelo menos 51% da composição seja de milho”, explica ela.

O mesmo princípio se aplica ao Rye Whiskey, predominantemente feito de centeio, e ao Wheat Whiskey, feito de trigo. Já o Corn Whiskey deve conter mais de 79% de milho. Carolina lembra que para receber o título de bourbon, a bebida deve seguir normas específicas de volume alcoólico durante todo o processo de produção, ser envelhecida em barris virgens de carvalho tostado e ser engarrafada com no mínimo 40% de graduação alcoólica.

“O processo de produção é muito parecido com a de charutos, não pela linha que se segue, mas pela tradição, zelo e busca da perfeição”, ele começa com a seleção e cozimento separado dos ingredientes, que são depois misturados, resfriados e fermentados antes de serem destilados.

Divulgação